6 de out. de 2011

A História do BMX

Fala ai galera, tudo bem? Bom como tem muita gente que me pergunta o que é BMX resolvi buscar um pouco da História desse esporte que eu considero muito especial.



Bom o BMX ou Bicicross nasceu mais ou menos no final dos anos 50 na Europa, e se popularizou na Califórnia nos anos 60. Seus primeiros registros foram feitos na Holanda em 1958, precisamente em Amersfoort. Eram corridas organizadas em uma pista com alguns obstáculos e curvas, claro que bem menores que as que vemos hoje em dia.

Mas porque surgiu ? Pelo que se sabe, as crianças imitavam seus ídolos do Motocross, e faziam corridas informais em pequenas pistas, surgia assim o BMX. Sua popularização ocorreu apenas nos anos 70, quando surgiram equipes, revistas, bikes e peças especializadas. Mesma década que começou a surgir o Bmx Free Style, o estilo livre das pistas e das ruas, até então território exclusivo dos skatistas.

Entre manobras e corridas o BMX nasceu de uma vontade de pessoas que queriam não só um esporte radical e moderno usando as bikes, mas também um estilo de vida que perpetua e se populariza pelo mundo todo. Sendo hoje referencia nos X-Games com varias modalidades, como Dirt, Half, Big Air e Street Bike. E nas Olimpíadas na modalidade Bicicross.

Nenhum comentário: