3 de out. de 2011

Holanda o país das Bicicletas

Quando se fala em Holanda logo pensamos em Moinhos, sapatos de madeira, tulipas e etc. Mas também é conhecida por ser um país de bicicletas. Duvida? Para se ter uma ideia no estacionamento central de Amsterdã cerca de 8 mil Bikes ficam estacionadas.

A infra estrutura da cidade é toda voltada para as bikes, com ciclovias e sinalização adequada. Homens e mulheres, velhos e jovens, de diferentes classes sociais são adeptos da "magrela". Pelas ruas se veem homens de terno, mulheres de vestido e salto alto. Até as compras podem ser carregadas sem nenhum problema.

A quantidade é tão expressiva que até mesmo os pedestres tem que prestar atenção, pois na Holanda bike tem preferencia. Quando um pedestre desatento atravessa sem olhar, uma buzininha é tocada avisando o desatento.



A bicicleta é um meio de locomoção muito vantajoso. Além de ser econômico, se comparado a carros ou motocicletas (uma nova custa entre 200 e 400 euros e uma usada de 50 a 150 euros), não necessita de gastos com combustível, não é poluente, não congestiona a cidade e não acarreta problemas para estacionar.

Toda essa preocupação remete ao fato da Holanda ser um país que esta abaixo do limite do oceano, e que com o derretimento das calotas polares será o primeiro país a ser imundado junto com a cidadela de Veneza, na Itália.

Um meio econômico, rápido e seguro de se locomover certo? Então porque não se adota esse meio aqui no Brasil? A resposta está na nossa cara. Falta de infra estrutura é o principal deles. Grandes metropólipos não tem sequer acostamento quanto mais ciclovias. Outro motivo é que a maioria das cidade não são planas o que acarreta em esforço físico exagerado. Além desses motivos temos também a violência e roubos, que são comuns na Holanda, mas nada que se compare aos assaltos aqui no Brasil.

Espero que tenha gostado. Sou fascinado por essa cultura Holandesa, sonharia muito que isso fosse possível aqui no Brasil, mas sei que é quase impossível, mesmo assim segue o exemplo.

Nenhum comentário: